domingo, 3 de junho de 2012

Criança


Brinque e cante divirta-se com a criança

Brincadeiras para fazer com seu bebê que irão diverti-lo e auxiliar no seu desenvolvimento

Brincar é muito importante para os bebês. Não é apenas empolgante para ele, mas também essencial para auxiliar no desenvolvimento. As brincadeiras ajudam a adquirir percepção das coisas, além de melhorar a coordenação motora e estimular a fala. Ainda podem render um benefício extra, caso sejam realizadas com os pais.
Bebês que brincam com os pais interagem mais com a família e se sentem mais seguros e amados. Que tal fazer algumas brincadeiras criativas com seu filho? Não é necessário ser didático, mas apenas se divertir naturalmente e se deixar levar pelas risadas gostosas do seu bebê.
Antes de começar, você deve ter em mente que a criança muito pequena possui uma série de limitações. A capacidade de concentração de um bebê, por exemplo, é bem pequena, por isso é normal que ele desista da brincadeira depois de poucos minutos. Isso não é sinal de que não esteja se divertindo: ele apenas já está pronto para a próxima brincadeira!
Se o bebê ainda não senta
Nessa fase pode parecer estranho inventar alguma brincadeira, pois o bebê ainda tem a atenção muito dispersa. Ele pode parecer até passivo demais e com a coordenação motora confusa, mas não se engane: ele escuta, sim, o que você diz e gosta do contato.
Converse com ele o tempo todo, cante. Use um ursinho de pelúcia, por exemplo, para criar um personagem e inventar historinhas curtas.
- Mostre objetos diferentes. Crianças gostam de ser estimuladas por sons e cores. Chocalhos são ótimos para esta fase. Apenas certifique-se de que seja adequado para a faixa etária do bebê, pois as peças não podem se soltar e colocar a criança sob risco de engoli-las.
Brinque de pular, faça esconde-esconde usando apenas as mãos, dance e role. Crianças adoram movimento, mesmo que não o compreendam por completo.
Se o bebê já consegue ficar sentado
Nessa fase, o bebê já começa a engatinhar e ganha firmeza corporal. Isso aumenta bastante as possibilidades. Além disso, ele também possui um novo ângulo de visão e é capaz de identificar brinquedos maiores e de reconhecer as atividades que envolvem movimento.
- Dê brinquedos de montar e empilhar. Apenas certifique-se de que é adequado à faixa etária do bebê, pois não pode contar peças pequenas demais ou que se soltam facilmente.
- Você pode contar histórias usando fantoches e folhear livros de histórias com ele.
- Como o bebê já se movimenta, construa cabanas e túneis utilizando lençóis e almofadas (mas fique sempre por perto para evitar acidentes). Ou então compre uma toca ou cabaninha. Alguns modelos vêm repletos de bolinhas, ótimas para o bebê apertar e brincar de remexer.
- Incentive-o a rolar e explorar o ambiente.
Se o bebê já anda
Os primeiros passinhos ainda são muito inseguros e hesitantes, porém você já pode arriscar movimentos mais amplos e deixá-lo fazer quase toda a brincadeira sozinho.

- Monte uma “pista de dança” em casa. Afaste os móveis, escolha uma área que não escorregue (de preferência em cima do carpete) e dance com ele.
- Nessa fase o bebê já começa a querer correr. Coloque uma toalha em torno do tórax dele para firmá-lo, passando por debaixo dos bracinhos, e ande atrás dele segurando a toalha, deixando-o acelerar no próprio ritmo.
Brinquedos de puxar são ótimos nesta época da vida. Amarre um barbante no carrinho ou nobicho de pelúcia e saia puxando pela casa, ao lado do bebê.
- Nessa fase ele também vai gostar de desenhar, rabiscar e brincar com carimbos. Tome apenas alguns cuidados: retire as tampas das canetas do alcance dele, pois podem ser engolidas; não o deixe colocar a tinta de carimbo na boca. Essa brincadeira deve ser 100% supervisionada.
- Faça bolhas de sabão e estimule-o a estourá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário