No momento em que seu computador faz a primeira conexão com a internet ele está exposto a todos os perigos que a rede pode ter. Vírus, spams, trojans, infecções tecnológicas que podem fazer com que seu computador pessoal deixe de ser seu.
Mas não é por seu computador ficar exposto a riscos que você deixará de usá-lo para acessar o mundo de informações contido na web. Para evitar que seu equipamento seja contaminado é preciso instalar um bom anti-vírus, um anti-spyware e um firewall. Se você não entendeu nada, vamos esclarecer passo a passo.
As ameaças

Spyware: são programas espiões que se instalam nos computadores através de outros programas, muitas vezes até conhecidos, sites ou até arquivos de imagem. A função dos spywares é roubar dados confidenciais, como nomes de usuário e senhas de e-mail, banco ou de redes sociais.
Trojans: ou Cavalos de Tróia, são vírus que se instalam de forma maliciosa no computador, como os spywares, e abrem portas para todos os arquivos e programas do computador, que passa a poder ser acessado à distância por pessoas não autorizadas.
Worms: são vírus que infectam o computador e se "reproduzem" para outras máquinas enviando e-mails e linkscontaminados para conhecidos como se fossem você, através de sua conta.
Na maioria dos casos, o computador é infectado quando abrimos um e-mail contaminado, clicamos em links ou propagandas de fonte duvidosa, CDs, DVDs, Pen Drives e HD externos também são boas fontes de contaminação. Tenha sempre cuidado com quem lhe transmite os arquivos. Uma boa dica é sempre analisar um arquivo com o anti-vírusantes de abri-lo, desativar a abertura automática de dispositivos móveis (CDs, DVDs, pen drives, etc). Manter o sistema operacional atualizado também ajuda muito. Mas todas essas precauções não são nada sem o uso de um bom “sistema de segurança”.
Combatendo as ameaças
Anti-vírus: são programas que previnem, detectam e combatem os vírus. O mercado tem uma ampla variedade de anti-vírus, desde versões gratuitas a produtos pagos bem caros. Algumas das melhores marcas na relação custo-benefício são a Kaspersky e a McAfee.

Já o McAfee tem versões que contam com anti-vírus, anti-spyware e firewall integrados.
Anti-spyware: programa responsável por prevenir, detectar e combater especificamente spywares. Muitos dos anti-vírusatuais vem também com “anti-spys”.
Firewall: devido a grande velocidade em que novos vírus e spywares surgem ou são modificados, algumas vezes os anti-víruse anti-spyware, mesmo atualizados, deixam passar alguma ameaça. Para evitar a contaminação do seu computador entra em cena o Firewall. O programa barra qualquer tentativa de entrada ou saída, caso o computador já esteja contaminado.
Não perca tempo, garanta já a segurança do seu computador.
Não perca tempo, garanta já a segurança do seu computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário